O bolinho mais fácil do mundo: mandioca com carne seca

 

Faaaaaala galera, tudo tranquilo?

Hoje trouxe uma receita para vocês que gostam de comida de boteco, perfeita para acompanhar uma cerveja gelada: um bolinho de mandioca com carne seca. Se você não gosta de cerveja, pode fazer o bolinho também pois ele é bem gostoso e você ainda pode chamar os amigos que gostam de cerveja para provar. #chamaeu 😛

quibe1

Ingredientes:
500g de carne seca
500g de mandioca
1 cebola grande picada
Cebolinha, salsinha e pimenta do reino a gosto

O rendimento depende do tamanho do bolinho que você moldar. Eu fiz do tamanho médio – que encontramos nos bares por aí – e rendeu 20 bolinhos.

Modo de preparo:

quibe2

Cozinhe a mandioca na pressão com um pouco de sal por aproximadamente 20 minutos ou até ficar quase derretendo. Uma dica legal é espremer (pode usar o espremedor de batata) ainda quente que fica mais fácil. Nesse ponto ela já fica parecendo uma massa.

quibe3

Enquanto isso tire o sal da carne seca como está acostumado (vai depender do tipo de carne seca também) e se preferir pode colocar um pouco na pressão no final para facilitar na hora de desfiar. Para ficar mais rápido e dar menos trabalho, ao invés de desfiar eu coloquei a carne seca no processador e deu certo 😛

quibe4

Refogue a cebola com azeite até ela dar uma murchada, depois coloque a carne seca e pimenta do reino e deixe refogar um pouco mais. Depois de esfriar um pouco misture bem com a mandioca salsinha e cebolinha, se precisar esse é o momento de ajustar o sal. Depois disso é só fritar e ser feliz.

quibe5

Como estou entrando para galera geração saúde eu também testei fazer o bolinho na fritadeira sem óleo e para minha surpresa ficou bem legal. Lóóóóóógico que o sabor e a textura ficam bem diferentes, mas se parar pra pensar na saúde vale muito a pena.

quibe6

Por hoje é isso pessoal, mais uma receita simples e rápida. A receita pode ser usada como base para vários outros recheios de bolinho. Tentem fazer, mudar o recheio e qualquer duvida é só dar um grito. Espero que tenham gostado.

Grande Abraço e até a próxima, fuuuuuiiii!!!!

4 total views, 1 views today

    Uma rapaz “de família”, nascido no interior e que veio ainda pequeno pra São Paulo, mas que não deixou o jeito bruto, rústico e sistemático de ser para trás. Trabalho com tecnologia e gosto muito de criar; aliás acho que exercitar a criatividade e botar a mão na massa são a minha praia. Não gosto de fórmulas, receitas, regras e ordens. Acredito que essas coisas limitam nossa capacidade de criar e ir além do que já fizeram. Dizem que sou chato, louco e do contra, mas eu discordo de tudo isso rsrsrs… Sou muito prático. Sou uma tentativa de conciliação entre ser empresário, amigo, dono de casa, cozinheiro, apreciador de cerveja, bom filho e bom vizinho. Mas no final das contas sou apenas mais um cara que gosta muito de estar entre amigos, de musica, cerveja e churrasco.

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    *
    *