Os segredos da minha vó

Por Peu.

“Os super poderes da Arnica e Cânfora.

Mais um ano começa e eu volto de Avaré cheio de coisa pra contar. Para começar queria falar de uma coisa que por muito tempo eu achei que só minha vó fazia, mas conversando com uns amigos descobri é coisa de vó mesmo. Desde criança, todo vez que acontecia um acidente (batida, corte ou ralado) era só procurar minha vó que ela tinha um creme mágico que resolvia a situação. Na verdade ela tem um móvel no quarto cheio de cremes, álcool com umas ervas, todo tipo de remédio possível e afins.

Isso foi tão marcante na minha vida toda que toda vez que eu me machuco eu já sinto o cheiro daqueles cremes. Dessa vez não foi diferente, um dia à noite comecei a sentir muita dor no braço e nem precisei pedir que meu avô já me deu um frasco e disse “PASSA QUE ESSE É BOM”. Comecei a ler o rótulo e tinha uns 15 ingredientes, no momento eu só pensei “OU PASSA A DOR OU MEU BRAÇO CAI”. Lógico que eu passei, aquele negócio que queima e ao mesmo tempo gela, depois deixa o lugar meio dormente. Não sei como explicar, mas o importante é que mais uma vez funcionou e a dor passou.

Fiquei pensando, que raios será que tem nesses cremes e vi quem na maioria deles tinha Arnica e Cânfora. Decidi dar uma pesquisada pra saber o que são os dois “ingredientes mágicos” e o que eles realmente fazem. E se vocês são tão curiosos e desinformados quanto eu, deem uma olhada no que eu descobri.

Arnica
É um tipo de planta com inúmeras propriedades medicinais. As principais são: cicatrização de ferimentos superficiais, combate de hemorragias leves, além de ser um ótimo anti inflamatório natural de uso externo. A arnica não deve ser utilizada por via oral. NUNCA COMA O CREME DA SUA AVÓ.

1

Cânfora
A canforeira é uma árvore parente da árvore que produz a canela e é nativa de algumas regiões do Extremo Oriente, particularmente do Taiwan, do Japão e da China meridional. A cânfora é uma substância branca, cristalina, com um forte odor característico e obtida a partir da seiva. É utilizada como incenso e no preparo de medicamentos para enjoos, gases, contusões, dores musculares, reumatismo, frieiras, como sedativo, nas doenças nervosas, hipocondria, histerismo, convulsões, epilepsia, melancolia, nevralgia. Também é usada na fabricação de celuloide e de pólvora sem fumaça. SIM EU DISSE PÓLVORA.

2

Não sei se eu tinha mais medos desses cremes doidos antes de saber tudo isso ou agora. Sem contar que são apenas dois dos ingredientes e normalmente esses cremes tem uns 20.

Aposto que todo mundo já usou alguns desses cremes, nem que tenha sido uma única vez na vida e só quem já usou sabe como é mágico. Tendo usado ou não, vocês sabiam desses super poderes da arnica e cânfora? Espero que tenham gostado de descobrir tanto quanto eu.

Grande Abraço e até a próxima história. Brigaduuu!!!!!!”

88 total views, 1 views today

    Uma rapaz “de família”, nascido no interior e que veio ainda pequeno pra São Paulo, mas que não deixou o jeito bruto, rústico e sistemático de ser para trás. Trabalho com tecnologia e gosto muito de criar; aliás acho que exercitar a criatividade e botar a mão na massa são a minha praia. Não gosto de fórmulas, receitas, regras e ordens. Acredito que essas coisas limitam nossa capacidade de criar e ir além do que já fizeram. Dizem que sou chato, louco e do contra, mas eu discordo de tudo isso rsrsrs… Sou muito prático. Sou uma tentativa de conciliação entre ser empresário, amigo, dono de casa, cozinheiro, apreciador de cerveja, bom filho e bom vizinho. Mas no final das contas sou apenas mais um cara que gosta muito de estar entre amigos, de musica, cerveja e churrasco.

    One thought on “Os segredos da minha vó

    1. Maria Helena Goulart de Faria

      Realmente são remédios de mãe e vó…bem antigos e funcionam que é um espetáculo…para dores musculares minha mãe fazia alcool com caroço de abacate…milagroso também….kkkk elas sabem tudooooo.

      [Reply]

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    *
    *