Pão na panela elétrica e farinha pela casa

Por Peu.

“Caro leitor você não está louco, nem precisa mudar o grau dos óculos. Pão feito em casa, quentinho, com aquele cheiro que se espalha pela casa toda e FEITO NA PANELA ELÉTRICA. A receita é super simples e rápida.

Os Ingredientes são:

  • 2 1/2 xícaras de farinha
  • 5g de fermento biológico seco
  • 1 1/2 colher de sopa de açúcar
  • 1 1/2 colher de chá de sal
  • 1 1/2 colher de chá de manteiga
  • 30 ml de leite
  • 180 ml de água

Eu tenho um pequeno problema com coisas como farinha de trigo. Esse tipo de ingrediente é muito ariscado e sempre tenta fugir da vasilha quando tento fazer qualquer coisa. Por isso precisei evitar tirar fotos durante o processo de mistura, tinha muita farinha por todos os lados!!!

Mas voltando a receita é simples:

  1. Dissolva o fermento em ¼ de xícara de água morna e deixe agir por uns 10 minutos
  2. Junte a farinha, sal e açúcar em uma vasilha grande
  3. Coloque o fermento dissolvido e o leite na farinha
  4. Misture pro aproximadamente 10 minutos
  5. Acrescente o resto da água aos poucos na medida em que achar necessária (fiz duas receitas e em uma nem usei toda a água)

1

Teoricamente a massa deve ficar lisa e soltar das mãos. Em nenhuma das minhas tentativas isso aconteceu, o que não interferiu para um bom resultado final.
Misture por aproximadamente 10 minutos e você vai sentir que a consistência da massa mudou. Aí é a hora de fazer uma bola, ou o mais próximo possível disso rsrsrs…

2

Deixe crescer em um recipiente untado com a manteiga por aproximadamente uma hora. Depois desse tempo, a massa quase dobra de tamanho. Retire do recipiente e bata algumas vezes com ela na mesa, porrada mesmo, mas com carinho e sem destruir a mesa (essa é a parte mais legal) até que ela reduza novamente.

Unte a panela com manteiga, coloque a “bola” de massa e deixe crescer por mais uma hora com a tampa fechada.

3

Depois disso é só ligar a panela e ser feliz. Tempo para o pão ficar legal varia entre 30 a 40 minutos dependendo da panela. O processo que eu usei foi o seguinte:

Ligue a panela, depois de um certo tempo ela vai desarmar, a maioria faz isso (passa do cozinhar para o aquecer) e não tem problema. Depois de 15 minutos você arma ela novamente (passando para cozinhar) e deixa mais aproximadamente 15 minutos.

4

O pão fica solto da panela e é bom dar uma olhada para não queimar. Assim que um lado já estiver bem assado, você pode virar o pão para dar uma dourada no outro lado. O tempo que você vai deixar do outro lado vai determinar se o seu pão vai fiar mais claro ou mais dourado. O meu ficou aproximadamente 10 minutos.

5

Essa é uma foto de um dos pães cortado ao meio para vocês verem a textura que fica por dentro. Como amante de pão eu achei que ficou genial!!!

Por hoje é só. Quem for testar a receita lembre-se de ter cuidado com a farinha, ela é muito traiçoeira.

Grande abraço e até a próxima fuuui!!!”

5 total views, 1 views today

    Uma rapaz “de família”, nascido no interior e que veio ainda pequeno pra São Paulo, mas que não deixou o jeito bruto, rústico e sistemático de ser para trás. Trabalho com tecnologia e gosto muito de criar; aliás acho que exercitar a criatividade e botar a mão na massa são a minha praia. Não gosto de fórmulas, receitas, regras e ordens. Acredito que essas coisas limitam nossa capacidade de criar e ir além do que já fizeram. Dizem que sou chato, louco e do contra, mas eu discordo de tudo isso rsrsrs… Sou muito prático. Sou uma tentativa de conciliação entre ser empresário, amigo, dono de casa, cozinheiro, apreciador de cerveja, bom filho e bom vizinho. Mas no final das contas sou apenas mais um cara que gosta muito de estar entre amigos, de musica, cerveja e churrasco.

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    *
    *