Receita do dia: arroz doce de São João

E o clima de Festa Junina continua por aqui! Como o dia de São João é comemorado em 24 de junho, ainda dá tempo pra aproveitar os quitutes desta época única e especial! Hoje a San preparou pra gente um delicioso arroz doce, super tradicional e indispensável em qualquer Festa. Além de gostoso, é fácil de fazer: acreditem, é tão fácil quanto arroz “salgado”.

Vamos repetir esta receita no sábado, na Festa Junina aqui do meu trabalho (aguardem que durante a próxima semana irei compartilhar as dicas de decoração estilo “faça você mesmo” – estamos conseguindo fazer uma decoração de festa incrível com pouquíssimo material e sem gastar quase nada). Dá pra tentar fazer a receita e aproveitar a oportunidade e comemorar o São João. Anote como fazer e depois conta pra San como ficou! 🙂

Ingredientes:
2 xícaras de chá de arroz branco
4 xícaras de água
1 lata de leite condensado
1 litro de leite
1 colher de sopa de açúcar (se houver necessidade)
1 colher de café de sal
2 pedaços de canela em pau
Canela em pó a gosto

Modo de fazer:
Cozinhe o arroz em quatro xícaras de água e uma pitada de sal. Quando estiver acabando a água, verifique se o arroz já amoleceu e, se já estiver mole, adicione o leite e deixe fervendo por aproximadamente dez minutos, sempre mexendo. Então, abaixe o fogo sempre que o leite começar a ferver, cuidando para não transbordar.
Ao final deste tempo, adicione o leite condensado e a canela em pau. Deixe cozinhar e verifique se ficou muito doce (ou enjoativo!) e, se achar necessário, acrescente o açúcar – na nossa receita deixamos de lado e não colocamos – e cozinhe até engrossar levemente. Salpique uma canela em pó na hora de servir.

Atenção: esta receita pode ser feita com arroz já pronto, mas neste caso comece com a parte do leite, e tome cuidado na hora de usar a o tipo de arroz pronto – tenha certeza que ele não foi feito com alho e cebola!

 DSC_2158

DSC_2159

arroz-doce

Fonte: Receitas.com

4 total views, 1 views today

    Nascida e crescida em São Paulo, 28 anos, filha única com todas as qualidades e os defeitos de não terum irmão. Filha de um japonês e uma baiana, corinthiana e moradora da Zona Leste de São Paulo. Administradora, contadora e auditora por profissão e cozinheira por paixão. Acredito em Deus e no amor. Acredito também que uma caixa de lenço, uma amiga e uma xícara de chocolate quente resolvem todos os problemas (mesmo que por um momento). Amiga para o que der e vier. Sargitariana, teimosa e chorona, gosto de passar horas falando ao vivo. Aprendi a cozinhar com a minha mãe e a minha avó de coração, tenho um gosto especial por doces, principalmente cupcakes. Amo programas culinários, principalmente Jamie Oliver e Claude Troisgros.

    8 thoughts on “Receita do dia: arroz doce de São João

    1. Karen

      Huuuummmm… Me deu água na boca!!!
      Adorooo… ótima dica para o fds!

      Beijoo!

      [Reply]

      caubi Reply:

      Vamos aproveitar e experimentar um doce diferente para o sábado né?

      [Reply]

    2. Cléo Goulart

      Acabei de ler no Face e vim voando pegar a receita . Que delícia , vou fazer
      no final de semana . Amei ……. Beijos e obrigada Gabi e San .

      [Reply]

      caubi Reply:

      Depois conta pra gente se deu certo e como ficou.
      Ótima dica pro friozinho…. 🙂

      [Reply]

    3. Maria Luiza

      Vou fazer amanhã. Receita super fácil, e deve ficar uma delícia!!!!! Bjs. Tia Bioca

      [Reply]

      caubi Reply:

      Depois me conta como ficou, queremos saber!!
      Bjooss

      [Reply]

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    *
    *