Receita do dia: vai ter Copa!

A cozinha da San também entrou no clima da Copa do Mundo e trouxemos uma receita especial: bolo do Brasil! Fácil de fazer e super diferente, é uma opção para surpreender os convidados quando houver aquela reunião para torcer pelo Brasil. Com certeza vai impressionar a galera! Que tal testar este bolo {que ficou uma delícia} para a Copa? Veja aqui como é fácil fazer.

Para fazer o recheio
Ingredientes:
1 lata de leite condensado
2 colheres de creme de leite
3 colheres de coco ralado seco
2 colheres de manteiga

Modo de fazer:
Coloque todos os ingredientes em um panela em fogo médio e misture até começar a soltar da panela, reserve e deixe esfriar em um prato coberto com papel filme para não criar uma crosta.

Para fazer a cobertura:
Ingredientes:
2 latas de leite condensado
1/2 lata de creme de leite
2 colheres de manteiga
Corante verde, amarelo e azul

Modo de fazer:
Coloque todos os ingredientes em um panela em fogo médio e misture até começar a soltar da panela, reserve e deixe esfriar em um prato coberto com papel filme para não criar uma crosta. É importante tirar da panela um pouco antes de chegar no ponto do brigadeiro de enrolar.

IMG_5474

Para fazer a massa:
Ingredientes:
4 ovos
1 e 1/2 xícara de chá de açúcar
1/2 xícara de chá de manteiga em temperatura ambiente
1 xícara de chá de leite
2 e 1/2 xícaras de chá de farinha
1 colher de fermento (massa original, mas com corante eu recomendo colocar 1 e 1/2 colher de fermento, pois com corante meu bolo não cresceu muito)
Corante verde e amarelo

Modo de fazer:
Em uma batedeira, bata os ovos e o açúcar até a mistura ficar homogênea e branca, adicione a manteiga, o leite e a farinha, bata até ficar homogêneo. Acrescente o fermento e misture com a mão até ficar homogêneo.

IMG_5477

Separe a massa em duas partse e coloque em uma corante verde e na outra metade corante amarelo.

IMG_5481

Coloque em fôrmas separadas untadas com manteiga e farinha ou com papel manteiga no forno a 180 graus por mais ou menos 25 minutos, deixe esfriar e desenforme. Aqui dá para ver como o bolo não cresceu muito, por isso a necessidade de colocar um pouquinho a mais de fermento na massa.

IMG_5484

Recheie o bolo com o beijinho sempre molhando a massa para o bolo não ficar seco. Aqui a San usou uma mistura de água com baunilha (cinco colheres de água para uma de baunilha, misture e regue o bolo).

IMG_5485

Confeitando o bolo:
Pegue uma folha de papel manteiga e desenhe a bandeira do Brasil para ter um molde, reserve. Em seguida, pegue o brigadeiro branco e divida em três partes, metade para o verde, a outra metade divide em 2/3 para o amarelo e 1/3  restante para o azul.
Use o corante para pintar o brigadeiro. A San passou brigadeiro verde em todo o bolo.

DSC_2849

Depois, coloque o papel filme e com o bico de confeiteiro modelo pitanga pequeno, vá fazendo os enfeites do bolo.

DSC_2852

Preencha a parte azul.

IMG_5488

Tire o papel manteiga.

IMG_5489

Coloque a parte amarela.

IMG_5493

Pronto. O bolo já está no clima da Copa do Mundo!

IMG_5495

O bolo quando cortado revela a massa verde e amarela. Se você preferir, pode usar a massa sem tingir também e usar qualquer outro recheio da sua preferência e aproveitar esta receita para outras ocasiões!

IMG_5500

E então, o que achou deste bolo? Vale a pena assistir ao jogo do Brasil e adoçar a torcida 😉

9 total views, 1 views today

    Nascida e crescida em São Paulo, 28 anos, filha única com todas as qualidades e os defeitos de não terum irmão. Filha de um japonês e uma baiana, corinthiana e moradora da Zona Leste de São Paulo. Administradora, contadora e auditora por profissão e cozinheira por paixão. Acredito em Deus e no amor. Acredito também que uma caixa de lenço, uma amiga e uma xícara de chocolate quente resolvem todos os problemas (mesmo que por um momento). Amiga para o que der e vier. Sargitariana, teimosa e chorona, gosto de passar horas falando ao vivo. Aprendi a cozinhar com a minha mãe e a minha avó de coração, tenho um gosto especial por doces, principalmente cupcakes. Amo programas culinários, principalmente Jamie Oliver e Claude Troisgros.

    One thought on “Receita do dia: vai ter Copa!

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    *
    *