Receita do dia: focaccia caseira

 

Que tal começar o final de semana com uma receitinha nova, caseira e super fácil de fazer? Esta focaccia é foi um sucesso aqui em casa e tenho certeza de que será por aí também: ideal para servir de aperitivo, no happy hour e até mesmo de lanche.

O mais legal é que você pode variar as coberturas e colocar os ingredientes que você mais gostar. Na focaccia que fiz por aqui coloquei sal grosso, tomate picado, azeitona preta, manjericão e alecrim. Veja como é uma delícia!

Ingredientes:
140ml de água
1/2 colher de sopa de fermento biológico seco instantâneo para pães
1 e 1/2 colher de sopa de açúcar
1/2 colher de sopa de sal
1/4 xícara de chá de azeite para a massa e mais um fio para regar por cima.
250g de farinha de trigo.

Modo de fazer:
Primeiro misture o açúcar, o fermento a água morna e 2 colheres de sopa de farinha de trigo. Deixe descansar por 10 minutos.

Agora junte o azeite e o sal e vá adicionando a farinha aos poucos. O ponto correto da massa é levemente pegajosa. Deixe a massa crescer coberta com um pano por aproximadamente 20 minutos.

Unte a forma com azeite, ajeite a massa no fundo e deixe descansar novamente por 15 minutos. Faça furinhos usando a ponta dos dedos, espete um raminho de alecrim em cada orifício, salpique sal grosso e regue com azeite. Adicione tomate, azeitona preta e manjericão. Leve ao forno preaquecido em 200º por aproximadamente 35 minutos, ou até dourar a superfície.

Retire do forno e está pronto para servir!

img_1916

img_1905

E aí, o que achou dessa receita?
Conta pra mim! 🙂

    Paulista de sotaque e raízes caipiras. Aquariana, corinthiana, administradora, eterna romântica e dona de casa amante de panos de prato, potinhos e canecas. Um pouco fotógrafa, aprendiz de escritora, cozinheira em evolução e sempre otimista. Dramática e criativa, acabou de chegar aos 30 com histórias [quase] normais.

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    *
    *