Na cozinha

Torta de frango da vovó Lulu

 

A receita de hoje é daquelas que deixam os nossos corações um pouco mais quentinhos 🙂

Há alguns meses, minha tia encontrou um livro de receitas que minha avó escreveu para ela quando minha tia casou, em 1979. Esta é uma receita de torta de frango caseira, que está na minha família há muitos anos e era tradicionalmente feita pela minha vó quando a família estava reunida.

Minha vó faleceu há um ano e, desde então achávamos que a receita havia se perdido pois mesmo antes de adoecer ela já não se lembrava mais como fazer a torta, quais ingredientes usar e o passo a passo para servir à mesa.

Foi quando encontramos a receita e aproveitamos que a família esteve reunida para homenageá-la e fazer a torta com todo o amor que ela cozinhava. E o resultado ficou incrível! Muito feliz em poder resgatar essa receita e poder passá-la para as próximas gerações da família.

Por isso, gostaria de compartilhar com vocês essa receita que é MUITO especial para a minha família. Veja a receita que conseguimos resgatar.

Ingredientes:

Recheio
1,5 kg de sobrecoxa sem pele
1 lata de ervilha
1 vidro de palmito
3 batatas grandes
2 tomates sem pele e sem semente
1 vidro de azeitona sem caroço
1 colher de sopa de maizena dissolvida em 1 xícara de leite

Massa
2 xícaras de chá de farinha de trigo
1 xícara de chá de maizena
1 ovo
2 colheres de sopa de manteiga
2 colheres de sopa de óleo
1 xícara de chá de leite
1 colher de sopa de fermento em pó

 

Modo de fazer:

Recheio
Refogue o frango de acordo com o tempero de sua preferência (por aqui, temperamos apenas com alho, cebola, sal e cheiro verde) e coloque para cozinhar junto com o tomate na panela de pressão até que fique em ponto para desfiar.

Depois de cozido, desfie o frango e junte com o palmito, ervilhas, azeitonas e refogue com uma colher de maizena dissolvida em uma xícara de leite e deixe engrossar. Reserve.

Enquanto isso, cozinhe as batatas cortadas em cubos sem casca com uma pitada de sal e reserve.

Massa

Pré-aqueça o forno a 200 graus.

Em um recipiente misture todos os ingredientes. Abra a massa em uma superfície plana até formar uma massa fina, adicionando farinha até que ela fique homogênea e separe em duas porções: uma para forrar e outra para cobrir a torta.

Unte uma forma de vidro com óleo e forre seu interior com a massa. Adicione todo o recheio e em seguida cubra com o restante da massa e decore do jeito que você preferir.

Leve ao forno por 35 minutos ou até a massa dourar.

Retire do forno e está pronta para ser servida.

E aí, o que achou desta receita de família?
Conta aqui 🙂

SobreCaubi

Paulista de sotaque e raízes caipiras. Aquariana, corinthiana, administradora, louca das plantas, eterna romântica e dona de casa amante de panos de prato, potinhos e canecas. Um pouco fotógrafa, aprendiz de escritora, cozinheira em evolução, artesã nas horas vagas e sempre otimista. Dramática e criativa, atravessando os 30 com histórias [quase] normais.

1 comentário

  1. Que saudade ,mamãe fazia essa torta e toda família se deliciava.
    Sucesso total. Estou feliz por você ter resgatado essa receita e continuar nossa tradição .
    Parabéns ela ficou perfeita , linda e muito gostosa……sabor Saudades .
    Beijos e muito obrigada .

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *