Na cozinha

Receita do dia: quiche de queijo minas

03 jan 2019 • por Caubi • 0 Comentários

Que tal começar o dia com uma receita deliciosa e super leve para o verão? Esta quiche de queijo minas foi uma das opções da ceia de Ano Novo por aqui e fez o maior sucesso.

Minha prima fez pra família esta receita que é ideal para servir a qualquer hora do dia e é tão versátil que pode ser quente ou fria, dependendo da ocasião ou da temperatura.

Vem ver como fazer esta delícia para surpreender seus convidados com uma apresentação linda em um prato simples e super gostoso .

Para a massa
Ingredientes:
2 xícaras de chá de farinha de trigo
150 g de manteiga gelada em cubos
5 colheres de sopa de água gelada
1 colher de chá de sal

Modo de fazer:
Numa tigela misture a farinha com o sal. Junte os cubos de manteiga e misture com as pontas dos dedos até formar uma farofa. Acrescente a água gelada aos poucos, uma colher por vez, misturando com as mãos até conseguir formar uma bola – evite trabalhar demais a massa, deixe pontinhos de manteiga ainda aparentes para a massa ficar bem crocante.

Embrulhe a massa em filme plástico e leve para a geladeira por pelo menos 1 hora (se preferir, prepare a massa no dia anterior).

Preaqueça o forno a 200 °C (temperatura média) e separe uma fôrma com fundo removível de 20 cm de diâmetro (quanto mais alta, melhor!).

Retire a massa da geladeira, disponha sobre a bancada polvilhada com farinha de trigo. Polvilhe um pouco de farinha sobre a massa e abra com um rolo até formar um círculo suficiente para cobrir o fundo e laterais da fôrma. Enrole a massa sobre o rolo e transfira para a fôrma. Com as pontas dos dedos, pressione delicadamente a massa para cobrir todo o fundo e lateral da fôrma. Passe o rolo sobre a borda para cortar o excesso de massa. Leve a fôrma com a massa para a geladeira por mais 10 minutos enquanto o forno aquece.

Corte um círculo de papel-manteiga um pouco maior que a fôrma, coloque sobre a massa e preencha com grãos de feijão cru – eles servem de peso e evitam que a massa infle e quebre ao assar. Leve ao forno por cerca de 20 minutos para pré-assar. Enquanto isso, prepare o recheio.

Para o recheio
Ingredientes:
500 g de queijo minas frescal
2 colheres de sopa de manteiga derretida
5 ovos
1 ½ xícara de chá de leite integral
2 colheres de sopa de queijo parmesão ralado
1 colher de chá de sal
Noz-moscada ralada na hora a gosto
Pimenta-do-reino moída na hora a gosto

Modo de fazer:
Se estiver fazendo o recheio enquanto a massa está pré-assando, depois de tirá-la do forno, reduza a temperatura para 180 °C (temperatura média). Caso contrário, preaqueça o forno. 

Em um prato, amasse o queijo-de-minas com um garfo. 

Numa tigela, bata bem os ovos com um garfo. Junte o leite, o queijo amassado, a manteiga derretida (pode ser no micro-ondas) e mexa até a mistura ficar homogênea. 

Tempere com noz-moscada, pimenta-do-reino e sal. Atenção, a quantidade de sal varia de acordo com o queijo: se ele for salgadinho, 1 colher (chá) de sal é suficiente. Se ele for sem sal, pode acrescentar um pouquinho mais. 

Na massa pré-assada, polvilhe 1 colher (sopa) do parmesão. Regue com o creme de ovos – ele fica bem líquido, é assim mesmo. Por último, polvilhe com a colher (sopa) de parmesão restante. 

Com cuidado para não derramar o recheio, leve a torta ao forno para assar por cerca de 50 minutos, até que a superfície fique dourada. Retire do forno e deixe esfriar e firmar por 15 minutos antes de servir. Se preferir, sirva à temperatura ambiente. Para aquecer a quiche, cubra com papel-alumínio e leve ao forno preaquecido por 15 minutos.

Bom apetite!

E aí, o que achou do resultado? Conta aqui 🙂

Comente Aqui
Posts Anterior
Próximo Post
Topo