Na cozinha

Nhoque da fortuna

25 ago 2015 • por Caubi • 3 Comentários

 

Semana do dia 29 é super tradicional aqui em casa. Sempre que dá, todo dia 29 minha mãe faz a sua receita de nhoque da fortuna para atrair bons pensamentos e, é claro, dinheiro. Existe uma tradição em que comer nhoque no dia 29 traz boas energias. Que tal aproveitar que este mês cai em um sábado e reunir a família para fazer esta receita caseira? Você vai se surpreender: além de muito fácil, fica uma delícia! Veja aqui:

Ingredientes:
1kg de batata
1 colher de sopa de manteiga
500g de farinha de trigo
1 ovo
Sal a gosto
Molho de tomate ou o de sua preferência
Parmesão para polvilhar

Modo de fazer:
Separe as batatas e coloque na panela de pressão para ferver.

IMG_1474

IMG_1471

Após o cozimento, tire as cascas e coloque as batatas no amassador, para que fiquem com a textura de um purê e acrescente uma pitada de sal.

IMG_1475

Acrescente 1 colher de sopa de manteiga e misture.

IMG_1476

Acrescente 1 ovo e misture.

IMG_1477

Acrescente um pouco de farinha ~ cerca de uma xícara ~ e misture até dar liga na massa e ela não ficar mais grudenta.

IMG_1478

A massa vai chegar ao ponto homogêneo e está pronta para ser aberta. Espalhe um pouco de farinha sobre uma superfície lisa e coloque a massa para começar a trabalhar.

IMG_1479

Estique a massa e faça um rolinho com cerca de 5 cm de grossura e comece a partir em pequenos quadrados, em formato de nhoque, no tamanho de sua preferência. Se a massa começar a grudar ao longo do processo, acrescente mais farinha.

IMG_1481

Depois de cortados, acrescente ~ aos poucos ~ os quadradinhos em uma panela com água fervendo. Inicialmente os pedacinhos de nhoque vão afundar na água.

IMG_1484

Assim que começarem a flutuar, retire – um a um – e coloque em um recipiente com água gelada. Neste aqui até coloquei uma forminha de gelo pra deixar a água ainda mais gelada! Deixe por cerca de um minuto, retire do recipiente e leve a uma peneira para escorrer o excesso de água.

IMG_1483

Coloque em um refratário e acrescente o molho de sua preferência. Acrescentei ainda um pouco de queijo parmesão ralado e levei ao forno por cerca de 10 minutos para o queijo derreter.

IMG_1486

E o nhoque está pronto para ser servido!

IMG_1487

Que tal aproveitar o final de semana para reunir a família? 🙂
A tradição do nhoque da fortuna diz para comer a refeição toda com uma nota de dinheiro embaixo do prato. Deve-se comer os primeiros 7 pedaços com pensamentos positivos, pensando em alguns desejos que você gostaria de realizar. Não custa tentar né?
Conta aqui pra gente o que achou!

Comente Aqui
 
3 Comentários
  1. Maura   ///   02/09/2015 - 02H52

    Fiz esta receita ontem e ficou fantástico, essa ideia de colocar na agua fria é muito boa. Parabéns Casa da Caubi e obrigada!

  2. […] mal né? O nhoque caseiro a gente já fez no blog e você pode conferir a receita completa clicando aqui. Hoje, a San vai mostrar o molho de linguiça ao vinho. Veja como é fácil e o resultado, […]

  3. […] pronto para aprender a receita de nhoque de batata da fortuna da mami? Esta é a receita de nhoque mais fácil do mundo, ideal para reunir a […]

Posts Anterior
Próximo Post
Topo