Faaaaaala galera, tudo tranquilo?
Quem me conhece sabe que eu gosto muito de Vinicius de Moraes e no meu último aniversário ganhei um presente muito legal, que une Vinicius com outra coisa que eu também gosto bastante que é cozinhar.
O livro é sensacional!!! Tem várias receitas legais, além de textos e obras dele. A receita que escolhida para hoje é uma sopa de cebola que ele costumava comer em um restaurante no centro de Paris (coisa fina!!! rsrsrs…).
Vamos as ingredientes:
½ tablete(100g) de manteiga
8 cebolas grandes picadas
2/3 de xícara de farinha de trigo
1 xícara de vinho branco seco
4 ramos de salsinha fresca
2 ramos de tomilho fresco
1 folha de louro fresca
2 litros de água
Sal e pimenta do reino a gosto
4 dentes de alho amassado
6 gemas
1 xícara de vinho do porto ou madeira
400g de queijo gruyère
(essa é a foto do livro galera, ainda não estou nesse nível rsrsrs…)
Preparo:
1- Em uma panela grande (é bom que seja grande que oito cebolas picadas rendem muito rsrsrs…) e com fundo grosso derreta a manteiga. Depois de derretido, coloque a cebola e deixe dourar.
2- Depois de dourado coloque a farinha, misture bem, depois de dourar bem coloque o vinho branco e espere reduzir e o álcool evaporar. Depois de reduzir acrescente a água, sal, pimenta, alho, as ervas e deixe ferver por aproximadamente 1 hora.
3- Enquanto a sopa ferve, misture bem o vinho do porto com as gemas e reserve. Assim que a sopa estiver pronta, desligue o fogo e acrescente as gemas com vinho e misture bem.
4- Coloque o queijo sobre a sopa para servir.
Pronto!!! Sem mistério, a receita fica muuuuuito boa e rende bastante.
Por hoje é isso, se você tiver alguma dúvida, pedido, sugestão ou quiser só dar um oi, é só deixar nos comentários. Vou tentar trazer mais algumas receitas do livro para vocês aproveitarem esse presente comigo.
Grande Abraço e até a próxima, fuuuii!!!!
P.S. Muito obrigado mais uma vez pelo presente MJ 😉
queijo gruyère, vinho branco e do porto, tomilho salsinha e louro frescos? Uahuuu..
o desafio de novas experiências, a simplicidade, a sofisticação, juntos com a poesia de Vinicius? é o que falo sempre: apaixone-se por um homem que sabe cozinhar, porque ele tem historia para contar. Love! adorei e quero ver mais receitas e historias por aqui Peu! quem sabe direto de Paris rsrsr. Vou testar essa qualquer dia.