Sopa de Cebola do Vinicius!!!

 

Faaaaaala galera, tudo tranquilo?

Quem me conhece sabe que eu gosto muito de Vinicius de Moraes e no meu último aniversário ganhei um presente muito legal, que une Vinicius com outra coisa que eu também gosto bastante que é cozinhar.

capa

O livro é sensacional!!! Tem várias receitas legais, além de textos e obras dele. A receita que escolhida para hoje é uma sopa de cebola que ele costumava comer em um restaurante no centro de Paris (coisa fina!!! rsrsrs…).

Vamos as ingredientes:
½ tablete(100g) de manteiga
8 cebolas grandes picadas
2/3 de xícara de farinha de trigo
1 xícara de vinho branco seco
4 ramos de salsinha fresca
2 ramos de tomilho fresco
1 folha de louro fresca
2 litros de água
Sal e pimenta do reino a gosto
4 dentes de alho amassado
6 gemas
1 xícara de vinho do porto ou madeira
400g de queijo gruyère

(essa é a foto do livro galera, ainda não estou nesse nível rsrsrs…)

pagina

Preparo:
1- Em uma panela grande (é bom que seja grande que oito cebolas picadas rendem muito rsrsrs…) e com fundo grosso derreta a manteiga. Depois de derretido, coloque a cebola e deixe dourar.

2- Depois de dourado coloque a farinha, misture bem, depois de dourar bem coloque o vinho branco e espere reduzir e o álcool evaporar. Depois de reduzir acrescente a água, sal, pimenta, alho, as ervas e deixe ferver por aproximadamente 1 hora.

3- Enquanto a sopa ferve, misture bem o vinho do porto com as gemas e reserve. Assim que a sopa estiver pronta, desligue o fogo e acrescente as gemas com vinho e misture bem.

4- Coloque o queijo sobre a sopa para servir.

receita

Pronto!!! Sem mistério, a receita fica muuuuuito boa e rende bastante.

Por hoje é isso, se você tiver alguma dúvida, pedido, sugestão ou quiser só dar um oi, é só deixar nos comentários. Vou tentar trazer mais algumas receitas do livro para vocês aproveitarem esse presente comigo.

Grande Abraço e até a próxima, fuuuii!!!!

P.S. Muito obrigado mais uma vez pelo presente MJ 😉

141 total views, 1 views today

    Uma rapaz “de família”, nascido no interior e que veio ainda pequeno pra São Paulo, mas que não deixou o jeito bruto, rústico e sistemático de ser para trás. Trabalho com tecnologia e gosto muito de criar; aliás acho que exercitar a criatividade e botar a mão na massa são a minha praia. Não gosto de fórmulas, receitas, regras e ordens. Acredito que essas coisas limitam nossa capacidade de criar e ir além do que já fizeram. Dizem que sou chato, louco e do contra, mas eu discordo de tudo isso rsrsrs… Sou muito prático. Sou uma tentativa de conciliação entre ser empresário, amigo, dono de casa, cozinheiro, apreciador de cerveja, bom filho e bom vizinho. Mas no final das contas sou apenas mais um cara que gosta muito de estar entre amigos, de musica, cerveja e churrasco.

    One thought on “Sopa de Cebola do Vinicius!!!

    1. maria ramos

      queijo gruyère, vinho branco e do porto, tomilho salsinha e louro frescos? Uahuuu..
      o desafio de novas experiências, a simplicidade, a sofisticação, juntos com a poesia de Vinicius? é o que falo sempre: apaixone-se por um homem que sabe cozinhar, porque ele tem historia para contar. Love! adorei e quero ver mais receitas e historias por aqui Peu! quem sabe direto de Paris rsrsr. Vou testar essa qualquer dia.

      [Reply]

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    *
    *