Eventos

Kitchenaid e a colheita da prensa francesa

 

Quem acompanha o blog, deve se lembrar de que no mês passado fiz uma viagem incrível a uma fazenda de plantação de café a convite da Kitchenaid. Se você não viu ou não se lembra, veja aqui. Eu e um grupo de blogueiros e jornalistas tivemos uma imersão no mundo do café: em dois dias pudemos acompanhar todo o ciclo, desde a plantação até a xícara servida à mesa.

E, para finalizar o nosso passeio, nos foi proposto um desafio: colher café. E não foi apenas passear pelos pés de café para ver como a colheita é feita: aprendemos como é feita a colheita e fomos para a plantação atuar como colhedores de café.

Com paramentação e equipamentos, a Kitchenaid sorteou duplas para facilitar o trabalho. Deveríamos colher a maior quantidade de café ~ em quilos ~ em um período de duas horas. Apesar do susto em tentar fazer algo que nunca tinha sequer visto na vida, o prêmio recompensaria o esforço: a dupla vencedora iria levar pra casa o lançamento da marca: a prensa francesa. “Já pensou ganhar?” pensei. Era a motivação que precisava para dar tudo o que tinha na colheita.

_mg_9104

E assim fomos em direção aos pés de café. Cada dupla deveria selecionar uma ‘rua de pés de café’ e trabalhar nela do começo ao fim.

_mg_9176

_mg_9348

Tive muita sorte no sorteio. Minha dupla, a Elisângela, estava tão focada quanto eu. Deixamos de lado o celular e a vaidade e nos enfiamos pelos pés de café. Durante o processo de colheita, chegamos à conclusão de que os grãos mais marrons eram ‘queimados’ e por isso, mais leves. Nos dedicamos em colher apenas os grãos amarelos e verdes que eram mais pesados.

E por duas horas, colhemos café. Uma ia puxando os grãos e a outra segurava a peneira. No meio do processo, levei um baita tombo, enfiei o pé na terra e, mesmo assim, não desistimos.

_mg_9166

Conseguimos colher duas sacas de café, pesando 61 quilos.

_mg_9453

Nós estávamos tão exaustas que foi difícil de acreditar: fomos as vencedoras! O segundo lugar ficou apenas a um quilo de distância! E, naquele momento pudemos chegar à conclusão de que todo o esforço valeu a pena. Cansadas e cheias de terra mas com uma cafeteira Kitchenaid novinha pra levar para casa.

_MG_9475

_MG_9597

E este aqui é o prêmio. Já virou o xodó de casa… café fresquinho moído e passado na hora. Que prêmio incrível né?

img_2697

E aí, o que achou do desafio? Acho que valeu a pena 🙂
Amanhã conto todos os detalhes sobre o funcionamento da prensa francesa, não perca!

SobreCaubi

Paulista de sotaque e raízes caipiras. Aquariana, corinthiana, administradora, louca das plantas, eterna romântica e dona de casa amante de panos de prato, potinhos e canecas. Um pouco fotógrafa, aprendiz de escritora, cozinheira em evolução, artesã nas horas vagas e sempre otimista. Dramática e criativa, atravessando os 30 com histórias [quase] normais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *