Como esconder o ar condicionado

 

Para quem tem ar condicionado no apartamento, sabe que é a melhor solução para os dias mais quentes. Mas, em apartamentos pequenos, é quase impossível encontrar uma área destinada exclusivamente à maquina externa do ar condicionado.

Este era justamente o problema aqui em casa. A máquina do ar condicionado fica em um cantinho na varanda e não pode ser coberta ou abafada {quando o ar condicionado é ligado, esta máquina libera um ar super quente} pois a passagem deve ficar livre para a circulação de ar. Não era um grande problema mas esteticamente era bem feio, já que minha varanda, sala e cozinha são o mesmo ambiente.

Depois de pesquisar soluções por aí, encontrei o que poderia resolver três problemas: deixar a circulação de ar livre, esconder esta máquina e ganhar um aparador de apoio na varanda. Veja a solução aqui:

Antes

IMG_6691

IMG_6690

Depois

IMG_7042

Meu pai – super engenheiro – criou um aparador ripado, para cobrir a máquina do ar condicionado e deixar o ambiente mais bonito. As ripas existem apenas em dois lados desta peça: na frente e ao lado direito da foto, que são os lados que realmente aparecem fora da parede. Os demais lados que são encostados na parede são livres, para a passagem de fios e melhor circulação.

Com a peça ripada, o ar pode circular sem nenhum impedimento e, só é possível reparar que tem uma máquina aí atrás de você reparar bem na foto. E, para conservar melhor a peça, encomendei um tampo de vidro sob medida… assim é possível servir o café ou regar o vaso sem manchar a madeira.

IMG_7048

IMG_7043

Com esta solução simples ganhei um novo cantinho do café e deixei aquele espaço em branco e feio com a máquina do ar e suas tubulações encobertas.
O que você achou desta ideia? É possível aplicar em qualquer canto com este “problema” também 🙂

170 total views, 3 views today

    Paulista de sotaque e raízes caipiras. Aquariana, corinthiana, administradora, eterna romântica e dona de casa amante de panos de prato, potinhos e canecas. Um pouco fotógrafa, aprendiz de escritora, cozinheira em evolução e sempre otimista. Dramática e criativa, atravessando os 30 com histórias [quase] normais.

    11 thoughts on “Como esconder o ar condicionado

    1. Daniel

      Gostei muito do projeto da cobertura da condensadora!! Parabéns!!

      Estou com o mesmo problema e queria ver como você fez essa cobertura. Mandou fazer? Comprou pronto? Você mesma que fez?
      Poderia me dar umas dicas? rsrs

      Obrigado!!

      Daniel

      [Reply]

      Caubi Reply:

      Oi Daniel, tudo bem?
      Muito obrigada pela visita 🙂
      Tirei as medidas do ar e fiz um desenho com as medidas que eu queria e mandei para o marceneiro. Como é bem personalizado, foi muito difícil encontrar algo pronto em lojas de móveis, então achei mais fácil mandar fazer.
      O lado bom de fazer no marceneiro é que você pode fazer as medidas de acordo com o que cabe na sua casa (e no seu bolso!) e com a cor desejada!
      O importante desta peça é ser “ripada” na frente e no lado para esconder a máquina e ser aberto do outro (o lado da tubulação) para que a saída do ar possa circular sem impedimentos.
      Se tiver alguma dúvida, só falar! Espero ter ajudado!
      Bjooss,

      [Reply]

    2. Josie Sanada

      Olá! Tudo bem?
      Gostei muito do resultado final, parabéns!!
      Quero instalar ar condicionado em meu apto e também terei que deixar a máquina na varanda. Minha dúvida é se a varanda fica muito quente? Você comentou que seus ambientes são integrados e em uma das fotos é possível ver parte de uma mesa, é possível usar este espaço agradavelmente quando o ar está ligado??
      Desde já agradeço sua atenção!!!

      [Reply]

      Caubi Reply:

      Oi Josie, tudo bem?
      Muito obrigada pela visita e pela mensagem!
      O meu ar condicionado fica no quarto, então é bem raro eu deixar ligado no quarto e usar a sala. De qualquer forma, sempre que ligo o ar, abro os vidros da varanda para que o ar circule e não fique muito quente. Quando o ar condicionado fica ligado a noite inteira, por exemplo, a sala fica bem quente mas nada insuportável.
      Dá pra usar sim os ambientes integrados da sala enquanto o ar estiver ligado sem problemas…
      Qualquer dúvida estou à disposição. Espero ter ajudado 🙂
      Bjoooss!

      [Reply]

    3. JOSE ROBERTO SCAVASSA

      Olá Cauibi
      Parabéns pelo projeto, ficou bem bacana!
      Voce conseguiu transformar um elefante branco num espaço bem aconchegante.
      Sou engenheiro como seu pai e atualmente estou fazendo muitos projetos similares ao seu, faço em madeira cumarú, ipe, tauari, etc. Quando tiver um tempinho visite meu blog http://www.atelierdozero.com
      Obrigado!
      José Roberto

      [Reply]

    4. Pingback: A minha varanda | Casa da Caubi

    5. Luiz Lisboa

      Por gentileza, gostei da solução do ponto de vista estético. Porem como fica o acesso para manutenção da maquina de ar? grato

      [Reply]

      Caubi Reply:

      Oi Luiz, obrigada pela visita!
      Este móvel é uma mesa, então é só tirar os enfeites de cima e empurrar como uma mesa normalmente. Ela fica solta então não tem problema para movimentá-la, inclusive para limpeza.

      Abs,

      [Reply]

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    *
    *