Eventos

Encontro Casa e Comida: vinhos

24 nov 2014 • por Caubi • 0 Comentários

Aprenda a combinar vinho e prato quente

No começo do mês a San participou do Encontro da Revista Casa e Comida sobre harmonização de vinhos. Este evento contou com a apresentação da sommelier Eliana Araújo, que apresentou aos convidados alguns tipos de vinho e deu algumas dicas super interessantes sobre o assunto, que podemos usar em nossa rotina de degustação. A San separou algumas destas dicas para compartilhar aqui:

Sobre o cuidado das taças
Depois de usada, a taça de vinho deve ser lavada apenas com água quente {mas atenção, nunca use detergente! Além de manchar a taça, ele pode influenciar o sabor do vinho} e, para os casos de taças sujas com marcas de batom, limpe antes de lavar com um guardanapo para retirar o excesso. Sempre que for guardar as taças, cubra com um papel filme para evitar que as taças acumulem odores e que estes influenciem no sabor e no aroma do vinho.

Sobre a primeira adega
Para que está iniciando neste universo de vinhos, a sommelier recomendou montar a primeira adega com pelo menos uma garrafa dos vinhos abaixo:
Espumante Brut
Vinho Branco
Vinho Rosé
Vinho Tinto leve
Vinho Tinto encorpado
Vinho do Porto
Xerez
Desta forma, você terá em sua adega diversas opções para poder escolher a que mais harmoniza com o seu prato.
Outra dica importante é que temperatura da adega esteja sempre entre 15 e 16 graus.

Com as festas de final de ano chegando, outra dica: para gelar os vinhos das comemorações na temperatura ideal vale deixá-los em um recipiente com água e gelo na proporção de 2 para 1. Assim, você vai conseguir manter a temperatura ideal para os seus vinhos durante toda a festa.

Para os vinhos espumantes, a temperatura ideal é entre 8 e 12 graus; se na sua festa de final de ano eles ficaram dispostos em uma champanheira, ao servir sempre incline um pouco (cerca de 45º) para poder misturar a parte da bebida mais gelada com a menos gelada, a fim de obter um espumante próximo à temperatura ideal para seu convidado.

Estas foram algumas dicas para harmonizar o vinho de acordo com paladar de cada um. Se você tiver alguma dica interessante e imperdível, não esqueça de mandar pra gente 🙂

Comente Aqui
Posts Anterior
Próximo Post
Topo