Na cozinha

Ragu de linguiça da Rita Lobo

 

Que tal começar o final de semana hoje e já preparar um prato super especial? A San testou e aprovou o ragu de linguiça da Rita Lobo e esta é a nossa sugestão de receita da semana, para fugir do trivial. Vem ver o passo a passo:

Ingredientes:
1 kg de linguiça calabresa fresca
4 latas de tomate pelado em cubos
1 cenoura
1 talo de salsão ou 1/2 xícara de chá de salsão picado congelado
1 cebola
3 dentes de alho
1/2 xícara de chá de vinho tinto
1 xícara de chá de água
Azeite a gosto
1 folha de louro 1 ramo de manjericão sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto

Modo de fazer:
Retire a linguiça calabresa da geladeira e deixe em temperatura ambiente enquanto prepara os outros ingredientes – ela não pode estar gelada na hora de dourar.

Descasque e pique fino a cebola e os dentes de alho. Lave, descasque e passe a cenoura pela parte fina do ralador. Lave, descarte as folhas e corte o talo do salsão em cubinhos.

Com a ponta da faca, corte apenas a pele dos gomos de linguiça e descarte. Transfira a carne para uma tigela e desmanche-a em pedaços menores – se preferir, descarte os pedaços maiores de gordura.

Leve uma panela grande ao fogo médio. Quando aquecer, regue com 2 colheres de sopa de azeite e doure a carne da linguiça em etapas – se colocar tudo ao mesmo tempo ela cozinha no vapor em vez de dourar. Deixe dourar por cerca de 5 minutos, mexendo de vez em quando com a espátula para dourar por igual e poder partir a carne em pedaços menores. Transfira para uma tigela e doure o restante da carne, regando a panela com azeite a cada leva.

Mantenha a panela em fogo médio, regue com mais 2 colheres de sopa de azeite e junte a cebola. Tempere com uma pitada de sal e refogue por 2 minutos até murchar. Acrescente a cenoura e o salsão e refogue por mais 3 minutos, raspando bem o fundo da panela para dissolver os queimadinhos. Junte o alho, o louro e mexa por apenas 1 minuto para perfumar.

Volte a linguiça para a panela, regue com o vinho e misture bem. Deixe cozinhar até secar. Adicione o tomate pelado (com o líquido), regue com a água e misture bem. Tempere com sal e pimenta a gosto – cuidado, pois a linguiça já é salgada – e deixe cozinhar em fogo alto até ferver. Abaixe o fogo e deixe cozinhar por mais 1 hora com a tampa entreaberta, até o molho encorpar (para deixar cozinhando por 1 hora, a San precisou colocar um pouco de água para não queimar a comida) – nos últimos 10 minutos de cozimento, acrescente o manjericão para dar sabor ao molho. Prove e ajuste o sal, sirva a seguir.

A San optou por servir com purê de mandioquinha e finalizou com queijo ralado. Olha que delícia 🙂

E aí, o que achou desta receita? Conta pra gente 🙂

SobreCaubi

Paulista de sotaque e raízes caipiras. Aquariana, corinthiana, administradora, louca das plantas, eterna romântica e dona de casa amante de panos de prato, potinhos e canecas. Um pouco fotógrafa, aprendiz de escritora, cozinheira em evolução, artesã nas horas vagas e sempre otimista. Dramática e criativa, atravessando os 30 com histórias [quase] normais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *