Na cozinha

Bolo de cenoura versão 2.0

Para quem me conhece, sabe que meu bolo favorito da vida é o de cenoura da minha mãe. É uma daquelas receitas que a gente come e pede pra mãe fazer sempre que possível.

E desta vez, o que é bom ficou ainda melhor. Minha mãe turbinou a receita e testou o bolo de cenoura com as cenouras cozidas. O bolo ficou ainda mais fofinho, macio e saboroso.

Vem ver o passo a passo desta versão coberta com brigadeiro de chocolate.

Ingredientes
Massa:
2 cenouras grandes, descascadas e cozidas (cerca 250 g)
4 ovos
1/2 xícara de chá de óleo
2 xícaras de chá de açúcar
1 e 1/2 xícaras de chá de farinha de trigo
1/2 xícara de chá de amido de milho
1 colher de sopa de fermento em pó

Cobertura:
1 lata de leite condensado
1 colher de sopa de manteiga sem sal
2 colheres de sopa de chocolate em pó (eu usei Nescau)

Modo de fazer
Massa:
Raspe a casca das cenouras, lave-as e cozinhe-as em água. Escorra a água e deixe esfriarem um pouco. Reserve.

Depois que as cenouras estiverem esfriado, bata em um liquidificador com os ovos e o óleo.

Despeje a massa em um recipiente e acrescente o açúcar, a farinha de trigo peneirada, o amido de milho e o fermento. Misture tudo até ficar homogêneo.

Coloque em uma forma retangular ~ de 20 x 30 cm ~ ou em uma forma redonda com buraco no meio untada com óleo e polvilhada com farinha de trigo. Para deixar meu bolo ainda mais lindo, decidi servir essa versão em mini bolinhos. Usei forminhas redondas de silicone que deram um charme a mais na mesa posta.

Leve o bolo ao forno médio ~ 180ºC ~ e preaquecido, por cerca de 40 minutos. O tempo varia de acordo com a potência do seu forno e o tamanho do bolo. Para estas mini versões, o tempo de assar foi um pouco menor.

Depois de desenformado, o bolo pode ser servido sem ou com cobertura. Testei a versão com cobertura de brigadeiro de chocolate.

Modo de fazer:
Coloque o leite condensado, a manteiga e o chocolate em pó em uma panela e leve ao fogo médio, mexendo sempre. Quando a mistura começar a desgrudar da panela, desligue o fogo que já estará em ponto de brigadeiro.

Como esta versão é uma cobertura, o ideal é que fique mais mole que o ponto de enrolar.

Depois que estiver pronto, é só despejar a cobertura de brigadeiro em cima do bolo de cenoura e ser muito feliz!

Bom apetite!

E aí, o que achou da receita nova? Conta aqui 🙂

SobreCaubi

Paulista de sotaque e raízes caipiras. Aquariana, corinthiana, administradora, louca das plantas, eterna romântica e dona de casa amante de panos de prato, potinhos e canecas. Um pouco fotógrafa, aprendiz de escritora, cozinheira em evolução, artesã nas horas vagas e sempre otimista. Dramática e criativa, atravessando os 30 com histórias [quase] normais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *