Bolo gelado de leite ninho

 

E, para começar a semana com o pé direito, compartilho aqui uma das receitas mais doces e saborosas que já fiz ~ e comi: bolo gelado de leite ninho. Um clássico para reunir a família e aproveitar! Não é uma receita simples e requer bastante paciência para ficar pronta mas, acredite. Vai valer muito a pena!
Que tal encontrar o masterchef que existe em você e começar por essa receita? Veja como fazer aqui:

Ingredientes:

Massa
4 ovos
1/2 xícara de chá de açúcar
1 e 1/2 xícara de chá de farinha de trigo
Pitada de sal
2 colheres de chá de fermento em pó
200ml de leite morno
1/2 xícara de chá de leite em pó
1/2 colher de chá de essência de baunilha
Para finalizar: leite em pó

Recheio e cobertura
1 lata de leite condensado
1 caixinha de creme de leite (200g)
2 xícaras de chá de leite em pó
200g de manteiga sem sal

Calda
1/2 xícara de chá de leite condensado
1 xícara de chá de leite

 

Modo de fazer:

Massa
Na batedeira adicione as claras, uma pitadinha de sal e bata até chegar no ponto de neve. Na sequência adicione o açúcar aos poucos, as gemas, a essência de baunilha e bata bem. Desligue a batedeira, passe pela peneira a farinha e o fermento, alternando com a adição dos leites (dissolva o leite em pó no leite morno). Misture bem, e delicadamente até que todos os ingredientes estejam incorporados.

Em uma forma retangular (18 x 28) untada com manteiga e polvilhada com farinha de trigo, despeje a massa. Leve ao forno preaquecido a 180°, por aproximadamente 35 minutos. Após, espere o bolo esfriar alguns minutos e desenforme.

Recheio e cobertura
Na batedeira adicione a manteiga em temperatura ambiente, o leite condensado e bata bem. Na sequência adicione o creme de leite, o leite em pó e bata até ficar cremoso. Cubra com filme plástico e leve ao freezer por 30 minutos, assim ele ficará consistente e com a cremosidade na medida certa.

Calda
Numa tigela despeje o leite condensado, o leite e misture. Reserve.

Montagem: corte o bolo ao meio com uma faca de serra. Na forma que você assou o bolo coloque metade da massa e regue com metade da calda. Retire o creme do freezer misture bem, e despeje 3/4 desse creme em cima do bolo, espalhando bem com uma colher. Coloque a outra metade do bolo em cima, faça furinhos com um garfo na superfície, despeje o restante da calda, e cubra com o restante do creme. Para finalizar salpique leite em pó com uma peneira.

Cubra a forma com papel alumínio, e leve à geladeira por no mínimo 4 horas, ou se possível, deixe na geladeira de um dia para o outro.

Após esse tempo, corte em quadrados e está pronto para servir!

IMG_7579

IMG_7600

IMG_7593

E aí, bateu aquela vontade de comer?
Conta pra gente o que achou dessa receita 🙂

    Paulista de sotaque e raízes caipiras. Aquariana, corinthiana, administradora, eterna romântica e dona de casa amante de panos de prato, potinhos e canecas. Um pouco fotógrafa, aprendiz de escritora, cozinheira em evolução e sempre otimista. Dramática e criativa, acabou de chegar aos 30 com histórias [quase] normais.

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    *
    *