Receita do dia: bolo formigueiro

E a receita de hoje é mais do que especial. Eu tenho certeza de que, assim como para mim, ela fez parte da infância de muita gente: bolo formigueiro. Hummmm… só de pensar neste bolo já me recordo dos tempos de criança, das brincadeiras e do lanche servido no final da tarde: bolo quentinho com refrigerante – com direito à cobertura de brigadeiro de chocolate!

Irresistível, esta é a nossa sugestão da semana. Bolo simples e com ingredientes fáceis, vale comer o bolo formigueiro pela manhã, tarde ou noite. E como a vida é muito curta para dispensarmos a sobremesa, por esse bolo vale a pena trocar o jantar por um doce 🙂

Não dá para resistir às fotos a seguir sem ficar babando. Vale a pena fazer em casa, que tal?

Ingredientes:

4 ovos
1/3 xícara de óleo
1 xícara de leite morno
1 1/2 xícara de açúcar
2 xícaras de farinha de trigo
1 colher de sopa de fermento
5 colheres de sopa de granulado
1 colher de chá de essência de baunilha

IMG_0156

Modo de Fazer:
Esquente o leite (pode ser no fogo ou no microondas), reserve. No liquidificador, coloque os 4 ovos e bata por 3 minutos, acrescente o óleo e bata por mais um minuto.

IMG_0157

Em uma tigela misture o açúcar e a farinha.

IMG_0158

Vá acrescentando a mistura de farinha e açúcar e o leite morno alternadamente (um pouco da mistura, depois um pouco de leite e depois mistura de novo ate terminar) e bata até obter uma massa homogênea. Por último, coloque a essência de baunilha e o fermento e bata rapidamente.

IMG_0159

Despeje o granulado no liquidificador, misturando com a ajuda de uma colher. Coloque em uma forma com buraco no meio untada com manteiga e farinha e asse no forno a 180/200 graus por aproximadamente 50 minutos.

IMG_0160

Aqui, a San aproveitou para fazer uma cobertura de brigadeiro. Nada mal dar este toque especial ao bolo né? Nossa dica é jogar granulados de chocolate por cima, para ficar ainda melhor 🙂

IMG_0162

IMG_0163

Conta pra gente o que você achou dessa receita!

Fonte: Casa de casado

232 total views, 1 views today

    Nascida e crescida em São Paulo, 28 anos, filha única com todas as qualidades e os defeitos de não terum irmão. Filha de um japonês e uma baiana, corinthiana e moradora da Zona Leste de São Paulo. Administradora, contadora e auditora por profissão e cozinheira por paixão. Acredito em Deus e no amor. Acredito também que uma caixa de lenço, uma amiga e uma xícara de chocolate quente resolvem todos os problemas (mesmo que por um momento). Amiga para o que der e vier. Sargitariana, teimosa e chorona, gosto de passar horas falando ao vivo. Aprendi a cozinhar com a minha mãe e a minha avó de coração, tenho um gosto especial por doces, principalmente cupcakes. Amo programas culinários, principalmente Jamie Oliver e Claude Troisgros.

    5 thoughts on “Receita do dia: bolo formigueiro

    1. maria luiza goulart palin

      Gabriela vc. me deu agua na boca com esse bolo. Que lindo!!! Vou fazer um agora para o Rafael cantar com as filhas. Eu estou com muito orgulho dessa sobrinha que alem de empresaria é Cef de cozinha. Mil Bjs. Tia Bioca

      [Reply]

    2. nila gomes

      esse bolo é uma delicia! imagine com cobertura….amooooo

      [Reply]

      caubi Reply:

      Só de olhar essa cobertura na foto já quero morreeeeer… maravilhoso!!

      [Reply]

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    *
    *