Bases para sopa: caldo de carne e legumes

O inverno chegou e, junto com ele, aquela vontade de aquecer o corpo e o coração com sopas quentinhas né?

Vem aí, o Especial de Sopas da Casa da Caubi com opões para todos os gostos: vegetarianas, low carb, com carne e até aquelas receitas com funções termogências, desenvolvidas pela minha nutri, a Lilian Nasser.

Antes de mais nada, vou compartilhar bases para algumas receitas de sopa: o caldo de carne e o caldo de legumes. Assim nós podemos dispensar aquelas versões prontas de caixinha e preparar a base em casa de um jeito mais natural e saudável, que pode render para várias outras receitas. Veja aqui como fazer os caldos.

Caldo de carne
Ingredientes:
1 kg de músculo bovino
2 litros de água
Folhas alho-poró picadas
1 talo de salsão
1 cebola média
4 cravos-da-índia
1 folha de louro
1 pimenta dedo-de-moça fresca sem sementes
6 talos de salsinha

Modo de fazer:
Corte o músculo em cubos, coloque em um caldeirão e cubra com a água. Deixe ferver por dez minutos, retirando a espuma que se forma na superfície.

Acrescente o alho-poró e o salsão cortados em cubos e a cebola inteira com os cravos espetados. Coloque os talos de salsinha, a folha de louro e a pimenta picada.

Ferva em fogo baixo por cerca de 2 horas (deve restar 1 litro de caldo). Se evaporar demais, acrescente um pouco de água. Coe e leve à geladeira.

Foto: Knorr

Caldo de legumes
Ingredientes:
2 cravos-da-índia
1 cebola grande
2 dentes de alho
1 cenoura
2 tomates picados
1 talo de alho-poró
2 talos de salsão
1 maço de cheiro-verde
4 litros de água

Modo de fazer:
Coloque todos os ingredientes em uma panela e deixe ferver e reduzir. Use apenas a parte líquida do caldo.

Foto: Kitchenaid

E aí, pronto para preparar suas sopas neste inverno? Não perca, nas próximas semanas tem muita sugestão para aquecer o seu inverno!

    Paulista de sotaque e raízes caipiras. Aquariana, corinthiana, administradora, eterna romântica e dona de casa amante de panos de prato, potinhos e canecas. Um pouco fotógrafa, aprendiz de escritora, cozinheira em evolução e sempre otimista. Dramática e criativa, atravessando os 30 com histórias [quase] normais.

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    *
    *