Na cozinha

Receita do dia: bolo de milho

Para fechar o mês de junho ainda mais no clima do arraiá, a receita de hoje da San é o Bolo de Milho. Quem ama Festa Junina como a gente sabe que este bolo é indispensável para qualquer mesa de doces e independente da época ele vai bem acompanhado por um café preto no meio tarde ou após uma refeição – ainda mais nesse friozinho de começo de inverno!

Que tal agitar o final de semana e preparar este delicioso bolo? Veja como é fácil de fazer!

Ingredientes:
400 g de milho cozido (mais ou menos 5 espigas de milho ou 2 latas)
3 ovos
1 xícara de chá de leite (pode ser necessário um pouco mais para ajudar a bater)
2 xícaras de chá de açúcar
12 colheres de sopa de farinha de trigo
1 colher de sopa de fermento em pó
2 colheres de sopa de manteiga
Margarina e farinha de trigo para untar
Açúcar e canela em pó para polvilhar

DSC_3179

Modo de fazer:
No liquidificador bata os ovos, o leite e o milho, depois despeje em um recipiente e misture os outros ingredientes até incorporar.

DSC_3185

Despeje em uma forma de buraco no meio de 25 cm de diâmetro untada e enfarinhada e leve ao forno, pré aquecido, por 40 minutos ou até que ao enfiar um palito, ele saia limpo.

DSC_3186

Retire do forno, deixe esfriar e desinforme.

DSC_3192E o bolo está pronto para servir e ser o sucesso da Festa Junina!

Dica da San: “quando eu fiz, usei 5 espigas e não pesei, eu imagino que tenha sido muito milho por isso foi bem difícil de bater. O ideal é bater bem para quebrar todo o milho e evitar pedaços no bolo. Como foi difícil de bater só o milho eu não quis colocar tudo no liquidificador como falado na receita original. Pode ser que 40 minutos seja muito, tem que testar, mas depois de 30 já pode abrir o forno para ver se está bom.”

Gostou da receita? Testou? Conta aqui pra gente 🙂

SobrePeu

Uma rapaz “de família”, nascido no interior e que veio ainda pequeno pra São Paulo, mas que não deixou o jeito bruto, rústico e sistemático de ser para trás. Trabalho com tecnologia e gosto muito de criar; aliás acho que exercitar a criatividade e botar a mão na massa são a minha praia. Não gosto de fórmulas, receitas, regras e ordens. Acredito que essas coisas limitam nossa capacidade de criar e ir além do que já fizeram. Dizem que sou chato, louco e do contra, mas eu discordo de tudo isso rsrsrs… Sou muito prático. Sou uma tentativa de conciliação entre ser empresário, amigo, dono de casa, cozinheiro, apreciador de cerveja, bom filho e bom vizinho. Mas no final das contas sou apenas mais um cara que gosta muito de estar entre amigos, de musica, cerveja e churrasco.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *