Risoto de queijos e limão siciliano

Este risoto fez parte da Confraria de Comida e Mesa Posta, composta por @casadacaubi, @mimiminacozinha e @villapano. Esta receita foi feita para harmonizar com o pudim de pistache que viria a seguir e com a decoração que fizemos a seis mãos.

O resultado ~ tanto da decoração quanto das comidas ~ foi só amor. E você pode reproduzir por aí também. Todas as peças utilizadas nestas produções são da Villa Pano e as receitas estão aqui no blog e no instagram dos três perfis.

Ingredientes:
200g de queijo tipo brie em cubos
100g de queijo tipo gouda
1/2 limão siciliano (suco e raspas)
2 colheres de sopa de manteiga
1 cebola bem picada
1 dente de alho picado
2 xícaras de arroz arbóreo ou carnaroli
1 taça de vinho branco
1,5 litro de caldo de legumes
Tomilho e pimenta rosa para decorar

Modo de fazer:
Aqueça o caldo de legumes e o mantenha em fogo baixo.

Numa panela doure a cebola e o alho em um pouco de azeite, junte o arroz e refogue por 2 minutos. Acrescente a taça de vinho e o suco de limão, mexa um pouco e vá adicionando 1 concha de caldo por vez e mexendo sem parar. Volte a adicionar mais caldo quando o anterior tiver sido absorvido. Continue até que o arroz esteja al dente (25 a 30 minutos).

Desligue o fogo, acrescente a manteiga e os cubos de queijo. Adicione as raspas de limão, mexa levemente, acerte o sal e sirva imediatamente com um ramo de tomilho e finalize com a pimenta rosa.

E aí, o que achou desta receita? Conta aqui! 🙂

    Paulista de sotaque e raízes caipiras. Aquariana, corinthiana, administradora, eterna romântica e dona de casa amante de panos de prato, potinhos e canecas. Um pouco fotógrafa, aprendiz de escritora, cozinheira em evolução e sempre otimista. Dramática e criativa, atravessando os 30 com histórias [quase] normais.

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    *
    *