Uma mesa para o dia dos namorados

 

O tão aguardado dia dos namorados está chegando e desta vez decidi compartilhar por aqui algumas inspirações para receber a pessoa amada e celebrar o amor nesta data especial.

Para organizar um jantar ou qualquer refeição em casa, em primeiro lugar sempre penso no conjunto da mesa e receita. Quais são as cores dos pratos que irei servir e como eles combinariam com o ambiente da mesa posta.
E com a receita na cabeça, começo a organizar a mesa: toalha e/ou jogos americanos, pratos, guardanapos, copos e/ou taças, talheres e outros acessórios como flores, tábuas, temperos.

Desta vez a receita escolhida foi macarrão com salmão (tem os detalhes dessa receita um pouquinho mais embaixo). Como é uma comida com tons mais claros, segui por este caminho e acabei encontrando peças em casa com as cores ‘candy color’ que são tonalidades suaves e em tons pastéis.

A toalha é da @lojinhadacaubi e foi o ponto inicial da mesa. A partir da cor da toalha pude escolher os pratos, talheres e assim por diante.  Como eu moro sozinha, não tenho conjuntos de pratos iguais: por aqui, são todos diferentes – o que torna as mesas ainda mais coloridas e personalizadas. Para combinar com a toalha, escolhi o verde água e o coral para os pratos fundos e apoiados em pratos rasos branco e cinza.

Os guardanapos em tons de lilás mais escuro deram um super contraste mas sem sair da paleta de cores da toalha. E os talheres perolados ficaram destacados nos tons escuros do guardanapo. Para continuar o contraste, também optei por astromélias em dois tons de rosa dentro de garrafas antigas: retrô e romântico ao mesmo tempo.

As velas deram o toque intimista à mesa: mesmo com a luz acesa da casa, formou-se um ponto de luz no centro da mesa cercada por taças rosas para água e em cristal para servir o vinho tinto. Falando em vinho, separei um mini bowl em formato de coração e coloquei várias rolhas para deixar tudo ainda mais romântico.

E essa ideia de personalizar a garrafa de vinho veio na hora: normalmente quando o vinho é servido à mesa em restaurantes, coloca-se um guardanapo para que as gotas de vinho não sujem a toalha. Escolhi um guardanapo lilás, dobrei grosseiramente, enrolei na garrafa e dei um nó. Simples e prático. E o charme veio com o porta guardanapo em formato de coração… afinal, é dia de celebrar o amor né?

E esta foi a receita servida: macarrão com salmão defumado temperado com limão siciliano, manjericão e pimenta rosa. Se você ficou com vontade, veja o passo a passo completo clicando aqui.

Uma receita simples mas sofisticada, como a data pede. Os tons da receita também foram harmonizados à mesa posta para ficar agradável aos olhos, ao apetite e ao coração.

E aí, o que achou desta sugestão para impressionar no dia dos namorados?
Conta aqui 🙂

    Paulista de sotaque e raízes caipiras. Aquariana, corinthiana, administradora, eterna romântica e dona de casa amante de panos de prato, potinhos e canecas. Um pouco fotógrafa, aprendiz de escritora, cozinheira em evolução e sempre otimista. Dramática e criativa, atravessando os 30 com histórias [quase] normais.

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    *
    *