Mousse de chocolate com casquinha crocante

 

Para os chocólatras de plantão: esta receita é para vocês. Testei há algumas semanas a novidade que chegou por aqui da Tupperware, a forma de silicone meia lua da marca que é super prática e versátil e pode ir do forno ao freezer.

Aproveitei a ideia de meia lua para fazer casquinhas de chocolate recheadas com mousse cremoso e o resultado ficou maravilhoso! Além de ser super fácil, é uma ótima pedida para servir de sobremesa acompanhado por uma bola de sorvete. Veja o passo a passo para testar e aproveitar por aí:

Ingredientes:
Mousse
3 ovos
3 colheres de sopa de açúcar
1 lata de creme de leite
300 gramas de chocolate meio amargo

Casquinha
500g de chocolate ao leite

Modo de fazer:
Primeiro, prepare a casquinha. Derreta 400g do chocolate no micro-ondas e ‘forre’ a forma, deixando um buraco no meio (estilo casquinha de ovo de páscoa). Leve ao freezer por aproximadamente 30 minutos.

Enquanto isso, prepare o mousse. Separe as claras das gemas, bata as claras em neve com um pitada de sal na batedeira até as claras ficarem firmes. Reserve as claras.

Bata as gemas até que elas dobrem de tamanho, acrescente o açúcar, bata e depois reserve.

Em uma tigela de tamanho médio derreta o chocolate no microondas e, após derretido acrescente o creme de leite e mexa até ficar uma massa uniforme. Junte o chocolate com as gemas e o açúcar e depois que ficar homogêneo, adicione as claras e misture até ficar uniforme.

Retire do freezer a forma de silicone e distribua o mousse entre os espaços.

Por fim, derreta os 100g restantes do chocolate para cobrir o mousse, de maneira uniforme e com a superfície reta. Leve ao freezer por mais 30 minutos ou até que o chocolate endureça por completo.

Depois, é só desenformar e servir com uma bola de sorvete. Olha o resultado:

E aí, o que achou da receita?
Conta aqui 🙂

    Paulista de sotaque e raízes caipiras. Aquariana, corinthiana, administradora, eterna romântica e dona de casa amante de panos de prato, potinhos e canecas. Um pouco fotógrafa, aprendiz de escritora, cozinheira em evolução e sempre otimista. Dramática e criativa, atravessando os 30 com histórias [quase] normais.

    2 thoughts on “Mousse de chocolate com casquinha crocante

    1. Cristian

      QUE MARAVILHOSA essa receita!!!!!! fiquei com medo de queimar o papel do cupcake akakakak eu desastrada q sou.. Ju, me ajuda dps q eu fizer a casquinha, qual o tempo para consumo? Gostaria de presentear as profes do meu pequeno. Vc acha q daria certo? E precisa manter na geladeira? OBRIGADA!!! 😀

      [Reply]

      Caubi Reply:

      Oi!!
      Claro que sim, pode deixar na geladeira… ou melhor ainda, deixa no freezer! Por aqui ficou mais ou menos 10 dias guardado no freezer e gostoso igual!
      Super fácil de fazer e uma delícia né?

      [Reply]

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    *
    *